yoda vader fotor 20250812125039

Guru vs Mentor: O Abismo Entre os Dois

Não se engane com a capa dourada ou a armadura reluzente

Entenda por que seguir o mestre certo pode mudar seu destino.

Existem por aí figuras, que se você observá-las superficialmente vai até achar que são parecidas, porém não são e não tem nada a ver uma com a outra.

Os gurus e os mentores, à primeira vista, parecem guiar pessoas para o sucesso. Mas basta olhar mais de perto para ver o abismo que os separa.

A principal diferença entre guru e mentor reside na natureza da relação e no tipo de orientação oferecida. 

Basicamente, falando em termos genéricos, o guru original, o guru raiz, é visto como um guia espiritual ou mestre que oferece sabedoria e orientação em um sentido mais amplo e profundo, muitas vezes abrangendo aspectos espirituais e existenciais da vida. 

Um mentor, por outro lado, é um guia mais prático e focado, que oferece conselhos e apoio em áreas específicas da vida, como carreira, desenvolvimento profissional ou pessoal. 

Mas quando falamos de guru aqui no blog não estamos nos referindo ao líder religioso que tem origem no hinduísmo. Estamos falando do guru digital.

Voce sabe o que é um guru digital?

Quando voce abre o video de um guru digital, seja ele do marketing digital, do mundo das apostas ou do universo trader, a conversa começa assim: “voce tem que parar de ser besta e deixar de seguir esses guruzinhos por ai e se cadastrar no meu canal do telegram”.

Você percebe que ele tenta se excluir, dizendo que não é mais um, que ele é o cara certo pra você seguir, que ele é o bom, que ele é o melhor e que o “besta” é você ou eu.

Alguém já disse em algum lugar, não sei onde, que o mal tem dois inimigos, o bem apenas um. Isso é explicado da seguinte forma: o inimigo do bem é o mal, só este, seu inimigo natural. Porém o mal possui dois inimigos, o bem, naturalmente, mas o próprio mal que muitas vezes se volta contra ele. 

Você vai encontrar exemplos disso na política, os piores políticos geralmente tem o seu discurso focado em atacar os outros políticos e acusá-los até dos delitos que ele mesmo comete.


guru vs mentor

Mestre Yoda vs Darth Vader

Vader é temido, Yoda é respeitado. Essa é a diferença que muda tudo. 

Um representa o medo e o controle, a ostentação.

O outro, a sabedoria, o crescimento, a humildade.

O primeiro coloca o pé na porta se você der brecha, o segundo espera ser convidado para entrar.

O primeiro é pedinte da sua atenção, o segundo é merecedor dela.

O guru quer parecer guru, quer parecer influencer, quer parecer rico e importante.

O segundo não se intitula mentor, não tenta se parecer como mentor. Geralmente o mentor nem sabe que é um até alguém dizer algo do tipo: “essa mulher ou esse cara, é um baita mentor, aprendo muito com ele”

Arrogância e riqueza não são a mesma coisa

Humildade e pobreza também não,  portanto não confunda humildade com pobreza, o guru ostenta carrões importados e uma vida luxuosa. Mas ele é o mendigo digital que pede, implora, usa argumentos fraudulentos, fáceis de identificar, como as promessas de dinheiro rápido e lucro fácil. Eles usam a ganância ou a  ingenuidade da audiência contra ela mesma.

Da mesma forma que a riqueza e arrogância são coisas diferentes, a humildade e a pobreza também sçao.

A pobreza se refere à ausência de recursos financeiros, enquanto a humildade é virtude, é uma qualidade, que envolve reconhecer as próprias limitações e mostrar respeito pelos outros. 

Alguém pode enfrentar dificuldades financeiras e não ser humilde, assim como uma pessoa afluente pode tanto ser humilde quanto arrogante.

O Guru: a ilusão dourada

O guru vende sonhos embalados em promessas impossíveis. Ele quer algo de você.:

  • Fala de ganhos fáceis.
  • Mostra apenas vitórias, nunca derrotas.
  • Vive de aparência, não de consistência.

Seu objetivo? Manter o público fascinado, dependente, seguindo, compartilhando e muitas vezes pagando.

O Mentor: o guia real

O mentor não te vende atalhos, nem sonhos, nem ilusões. O mentor vai lhe entregar algo como conhecimento, treinamento, talvez de forma gratuita, ou mesmo que seja pago vai ser algo que vai valer cada centavo.

O mentor oferece conselhos práticos, feedback e apoio em áreas como carreira, desenvolvimento profissional, habilidades interpessoais e tomada de decisões.

O foco está no desenvolvimento de habilidades, na conquista de metas e no avanço na carreira do mentorado.

Um mentor pode ser um profissional experiente que oferece orientação sobre como avançar na carreira, como lidar com desafios no trabalho ou como desenvolver novas habilidades. 

  • Mostra a estrada inteira, com curvas e pedras.
  • Ensina a pensar, não a seguir cegamente.
  • Se preocupa com o seu crescimento real, não apenas com o próprio bolso.

O verdadeiro mentor não busca fãs — busca transformar aprendizes em mestres. 

Lições da cultura pop

  • Vader tinha poder, mas usava para controlar.
  • Yoda tinha sabedoria e usava para libertar.
  • Zod queria impor seu domínio.
  • Kal-El queria proteger e inspirar.

O padrão é claro: um busca poder sobre você, o outro poder para você. O guru te debilita, o mentor te empodera.


Conclusão:
Não se deixe enganar pela imponência de um guru digital. Busque o mentor certo, ou vários, você pode eleger um mentor para cada área da sua vida, mesmo que ele não saiba disso. Ele vai te entregar as armas para vencer e não te jogar na arena assistindo sua derrota.

📌 Dica SEM GURU: Antes de seguir alguém, pergunte: o que ele quer? o que ele entrega? ele é merecedor da minha atenção ou pedinte dela?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *